sábado, 28 de janeiro de 2012

Parque Lage

No feriado de São Sebastião aproveitei para tomar o famoso café da manhã do Parque Lage, o famoso Cafe Du Lage. Adoramos! O lugar é uma delicia, e o café é servido ao redor de uma enorme piscina, com bastante fartura. Demos sorte de chegar e sentar logo, mas vi que logo depois encheu bastante.

No menu, pães artesanais, geléias caseiras, frutas frescas, queijo minas, café ou chocolate e suco natural .

Caminhando com o Bernardo na beira da piscina

O Parque Lage não cobra estacionamento e tem uma área bem gostosa para correr e brincar, com um coreto, laguinho, pontes e diversas plantas.

Visita ao coreto

O B gostou muito do Aquário incrustado nas paredes de uma gruta que tem no Parque. São vários tanques que abrigam diversas espécies de peixes, priorizando espécies de biomas de rios brasileiros. Adoramos particurlamente os mini tubarões.

Os mini tubarôes no aquario
Subindo em tudo pra brincar!
Um pouco da história do parque:

O Parque Lage está ligado à memória de nossa cidade. Antigo engenho de açúcar na época do Brasil Colonial, suas terras se estendiam até as margens da lagoa, (atual Rodrigo de Freitas), conhecida na época pelos índios como de Sacopenapã - lagoa de raízes chatas, em Tupi-Guarani. O Engenho Del Rey pertencia a Antonio Salema, governador do Rio de Janeiro no século XVI.

Após 1660, passou a pertencer à família Rodrigo de Freitas Mello. Em meados do século XIX, um nobre inglês compra parte das terras, e contrata em 1840 o paisagista inglês John Tyndale para projetar um jardim de estilo romântico, nos moldes das quintas européias.

Em 1859, parte da fazenda passa a ser propriedade de Antonio Martins Lage. Os anos se passam, a chácara vai parar em outras mãos, mas, em 1920, um neto de Antonio Martins Lage, o empresário Henrique Lage, a compra.

Amante das artes, Henrique Lage apaixona-se e casa-se com a cantora lírica italiana, Gabriela Besanzoni. Para agradar a artista, manda construir uma réplica perfeita de um “palazzo romano”, e reformula parte do projeto paisagístico.

Dois grandes portões se abrem à Rua Jardim Botânico, nº 414, para os caminhos cercados de palmeiras imperiais que levam à mansão, projetada pelo arquiteto italiano Mario Vodrel. A fachada principal tem pórtico saliente, totalmente revestido de cantaria. O casarão, construído em torno de uma piscina, tem mármores, azulejos e ladrilhos importados da Itália. As pinturas decorativas dos seus salões foram assinadas por Salvador Paylos Sabaté.

Os jardins que cercam a casa fazem parte do Parque Nacional da Tijuca. São organizados de forma geométrica e o entorno compreende 52 hectares de floresta exuberante, com variedade de espécies da Mata Atlântica, nas encostas do Maciço do Corcovado e ao lado do Jardim Botânico.

O caráter eclético de sua arquitetura aliado ao estilo de vida de seus moradores refletiam o espírito de uma época, onde a vida social da cidade tinha lugar nos salões como o Palacete dos Lage. Deste período ainda encontram-se no Parque Lage algumas ruínas do antigo engenho de açúcar ali existente. Estes valores justificaram o tombamento da área verde, e das construções arquitetônicas ao seu redor pelo IPHAN, no ano de 1957, como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural.

Retirado da pagina  do Parque Lage

3 comentários:

  1. OI Cris, o Parque Lage é um lugar encantador, um canto cheio de encantos na nossa cidade. Adoro passear por lá e tomar o café da manhã.
    Adorei o post.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amo esse lugar! Fui criada ao ladinho dele, os micos de lá até invadiam meu apê! Era onde eu namorava na adolescência, onde levava minha vózinha pra passear, e qdo Stella nasceu há quase 12 anos atrás, era nosso passeio predileto desde RN para pegar um solzinho e ar puro! E hj, fotografando ensaios externos, é um de meus cenários favoritos, onde já fotografei gestante e até adolescente!

    Nunca consegui experimentar o famoso café da manhã acredita!? Sempre tem pelo menos 50 pessoas na frente na fila de espera! Quem sabe em uma manhã de volta as aulas não conseguirei?!

    Bjão, adorei as fotos!

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu moro a tanto tempo no Rio e eu nunca fui no Parque Lage!!!
    Vai ser o próximo passeio que farei com meu filhote.

    http://noticiasdevinicius.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, diga que veio aqui - adoro segundas, terceiras ou muitas opiniões sobre tudo. Beijos!