quarta-feira, 30 de março de 2011

Próxima Parada: Sul do Brasil

E lá vem as férias !!

Eu, B e marido vamos nos mandar rumo ao SUL do Brasil, em uma aventura sobre 4 rodas. Marido tentou muito me persuadir a ir de avião, mas eu QUERO ir de carro por que tenho pavor de avião. Já conheço o SUL de algumas viagens e sempre tive vontade de fazer esta viagem de carro!

E agora preciso de ajuda para formatar nossa aventura em 4 rodas e 1 Bebê.

Aceitamos:
- Indicação de Hotéis legais e não caros;
- Indicação de paradas pelo caminho;
- O que não esquecer de levar para o B!
- Lugares que não podemos deixar de visitar;
- Adoro comer!
- e todas as dicas que tiverem pra dar!!!

Cidades a serem visitadas inicialmente:
  • Curitiba
  • Joenville
  • Blumenau
  • Florianopolis
  • Balneário de Penha (Beto Carreiro!!)
  • Balneário Camboriu
  • Porto Alegre
  • Gramado
  • Canela
- Deixem dicas !! Nós agradecemos!!

domingo, 27 de março de 2011

Mâe de Cachorro SIM!



Achei muito bacana esta campanha com a atriz Betty Gofman falando sobre a gravidez X Animais. Sou mãe de cachorro também. Adotei o Nycko quando ele era apenas um bebezinho  e desde então ele é meu companheiro inseparável.

Quando fiquei gravida do Bernardo, não me afastei um minuto do Nycko. Ele esteve presente quando fizemos o enxoval, deitou na minha barriga muitas vezes e continuou dormindo na nossa cama até a última noite da chegada do B.



Nycko estava em casa quando entrei pela porta com o B e apresentei o novo membro da nossa familia. Ele acompanhou cada mudança dentro da nossa vida desde este dia - passou noite interminaveis deitado no tapete do quarto do B velando seu sono ao meu lado, andava inquieto pelo corredor a cada choro de cólica e provou de todas as papinhas que foram feitas aqui em casa, brincamos que ele é o aspirador de papinha do B!

Enfrentei muita pressao para doar o Nycko, mas NUNCA aceitei a minima proposta deste tipo. Amo o Nycko como meu filhote querido e adoro como ele e o B se tornaram amigos.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Por que as Mamães também podem ser chiques!!

Passeando pela globo.com vi estas fotos da Galisteu passeando no Shopping com o Vittório - gente, que mamãe chique! Elegância do salto alto ao último fio de cabelo (e que cabelo..) loiro...

Imagem do Site Ego da Globo

.. nada parecido comigo passeando com o B, suja de biscoitos, prendendo o cabelo com um lápis e de chinelos... neste final de semana (que tem babá) vou me inspirar e posto as fotos depois - versão passeio mamãe e Bebê chique!!

quarta-feira, 23 de março de 2011

O adeus ao Berço

* B com 01 ano e 3 meses


Enfim, o B ganhou uma mini cama. Já tem algum tempo que ele demostra estar pronto para dormir sem tantas grades, e neste final de semana fomos na Abracadabra e compramos uma caminha para ele poder ter mais liberdade de ir e vir quando acordar.

Foto do Site da Abracadabra
Com isso, o Berço perdeu a função e está disponível para doação - alguém precisando de um berço? É um berço muito bom, modelo MANU com gavetão, igual a este abaixo da foto do site, mas na cor madeira. Na falta de interessados vai para a Cruz Vermelha no proximo final de semana.


Foto do Site da Abracadabra

terça-feira, 22 de março de 2011

Mamãe, Cadê papai?

Foi com esta frase desconcertante que o B me recebeu na escolinha ontem. Pisquei os olhos atordoada por um momento olhando aquele garotinho me encarando com um meio sorriso - "é o mesmo menininho que deixei aqui hoje cedo??"

E pra me deixar mais chocada, emendou com um "Quero agá.(água)" - Meu filho disparou a falar, formando frases!!

Na verdade, não imaginava como era esse processo com as palavras. Um dia ele testa algumas, no outro repete as ultimas palavras de todas nossas frases, e, de repente, tem suas próprias frases.

Meu filho virou um menininho. E fomos embora, com a mochila nas costas e soltando pérolas - "Onde esta o Nic? (Nycko). Acabô??(Acabou) Galinha, galinha!! Ventiador!!(Ventilador) - e por ai se vai..


domingo, 20 de março de 2011

Você tem fome de que?

Esta semana teve reunião na Escolinha do B sobre Nutrição. B é uma criança do B2 lá, considerado uma aprendiz na arte de novos sabores, não tenho problemas alimentares com ele e dou todo o crédito ao colégio mesmo, afinal ele passa o dia todo lá  e esta base alimentar esta sendo por conta deles.

Na reunião com a Nutricionista aproveitei e tirei algumas das minhas duvidas:

- Frango. Já sabia que o frango deveria ser o Korin, devido aos hormonios, mas sempre gosto de levantar o assunto para que outras mães não fiquem dando frango aos seus filhos. Infelizmente, temos que comer um frango que teve "uma vida feliz", irônico neh?

- Suco. B adoro suco de soja ADES, e eu compro aos montes. Me disseram que tem muito adoçante neste suco, mas foi o que o Pediatra que receitou.. na duvida, vou perguntar ao pediatra novamente esta semana. Não tenho tempo para fazer suco natural todo dia, me aconselharam as poupas congeladas, quem sabe é o melhor e deixo os de caixinha para as viagens.

- Sopinha da mamãe Nestle. Ok, confesso, sem ela não dá pra sobreviver aqui. Acabamos saindo para praia, piscina e santa Nestle esta lá, prontinha para o B não passar fome. Viajamos muito e lá esta ela de novo, para não precisar parar tanto nem comer na estrada.

- Biscoitos. Faço o trajeto diário BarraXIpanema 2X por dia, não da pra fazer isso sem MUUITOS biscoitos diferentes para entreter meu filho - é passatempo júnior, biscoito de povilho e cookies integrais. É todo dia mesmo, vou experimentar as frutas desidratadas para mesclar com estes ai. 

- Mamadeira. Mamadeira aqui em casa é pra dormir e acordar. Essa historia de ficar dando mamadeira no meio do dia não funciona pra gente. Vi que muitas mães colocam o mucilon para dar uma consistencia no Ninho a noite e vou experimentar fazer isso também.

Percebi que muitas mães estão investindo na alimentação livre de agrotóxicos para seus filhos, principalmente não que diz respeito a tomates e hortaliças. Hoje tem que ser mesmo, pena que ainda é muito caro e o acesso ainda não é para todos os mortais.

Ja disse que o B agora come sozinho neh, numa bagunça só. Agora mesmo estou aqui digitando e tem macarrão ate na tela da TV. Tem que ter muita paciência e deixar mesmo, só assim ele vai aprender. E paciencia eu tenho :)


quinta-feira, 17 de março de 2011

1 Ano e 4 Meses

Meu filhote completou ontem 1 Ano e 4 Meses de vida. Nossa, como esta tudo passando rápido... estava olhando ele dormir hoje cedo e observando suas feiçoes. Quando B nasceu ele era a cara do pai, depois se pareceu mais comigo, e hoje esta ficando uma grande mistura. Meu antes sorriso banguela tem 6 dentinhos agora para mostrar, e traçar tudo como um ratinho comendo (rs!!)

B é um bebê bastante observador. Está craque em seus brinquedos de encaixe e a cada peça encaixada corretamente ele bate palmas e grita "eeeee". Tem uma ótima articulação com a bola nos pés, correndo e direcionando para todos os lados.

É um comilão, não rejeita nenhum tipo de alimento. Durante a semana tem uma alimentação bem saudável na escolinha, já nos finais de semana deixo comer varias besteiras como sucos de caixinha, pastel, biscoitos, bolo .. só não liberei refrigerante ainda, até por que eu pretendo cortar da minha casa refrigerante.

Sua linguagem desenvolveu bastante, ele fala muitas palavras agora, e até canta Galinha pintadinha. Fala "au au" (cachorro), quando perguntamos como o gatinho faz, ele responde "miau", fala có có (galinha), coi (biscoito), ada (agua) , pé, papato (sapato), carro, moto(que ele anda adorando) , Tchau, OI e começou a montar frases agora.

É uma criança bastante sociável, tem sempre beijos estalados e abraços para distribuir, alem de adorar brincar com outras crianças.

Ainda não dorme a noite toda, acorda umas 2X, choraminga, pede mamadeira, mas em parte é culpa nossa que não montamos a caminha dele até hoje (e ele não gosta do Berço). Acredito que neste próximo final de semana vamos começar a resolver isso para todos termos boas noites de sono.

E agora vieram os ataques de braveza incontrolável. No primeiro fiquei pasma, tive que sair do quarto para rir por que um ser tão pequeno batendo os pezinhos em um ritmo frenético e gritando foi uma cena digna de ser gravada. Já tinham me contado que até a mais boazinha das crianças (como o B) tem chiliques e acessos de fúria nesta idade. O segundo ataque me pegou em um péssimo momento, de carona com amigos e o B completamente em crise. Foi horrível, nao consegui controlar a furia dele e nao tinha como sair do lugar. No seguinte eu já me senti mais preparada, aguardei o ataque terminar e ele se acabar em choro, ai sim dei colo e beijinhos.

Tudo para crianças dessa idade é exagerado. Ele vai ao limite do ataque para depois se acabar de chorar. E quando a crise de choro termina, o B volta ao normal, com aquele sorriso lindo que tanto amamos. – Ah, estes ataques estão sendo sempre no final do dia, quando ele me parece cansado demais para se controlar.

No mais, é um Bebe muito tranquilo, sorridente e feliz. Nosso gostoso;)



sexta-feira, 11 de março de 2011

Carnaval em Jequitaí

Minha família tem uma casa em um lugar chamado Jequitaí, cidadezinha no norte de minas, próximo a Pirapora, onde passa o Rio São Francisco.

Foi lá que meus bisavós maternos, Vicente e Augusta, criaram seus 09 filhos: Carlos, Vicente, António, Benone, Genoveva, Geralda, Rita, Generosa, Cristina.

Jequitaí tem o cheiro da minha infância. O gosto das comidas de Celina feitas no fogão de lenha, o quintal enorme e cheio de árvores, as grandes mangueiras, as telhas que cantam ao sabor do vento, o cheiro das pinhas e do pequi ...

É com uma grande emoção que levo o B. para viver um pouco da minha própria história - Carnaval em fotos!


Na porta da Casa - B e a Vovo Wanda

Legitima Carne de Sol de Montes Claros

Pequi!

Na cancelinha

O explorador do quintal

Brincando na areia

Vai um B sujinho de areia ai?

Andando a cavalo

Vovó Wanda e seus netos

Felicidade!!


quinta-feira, 3 de março de 2011

O Segundo filho


Quando a gente tem filhos entende melhor a nossa mãe. É uma grande verdade. E lendo o post O meu segundo filho, do blog Pequeno Guia Prático entendi melhor ainda o meu lugar na minha família – eu sou o segundo filho dos meus pais.

Sempre questionei ter menos retratos, menos roupinhas fofas guardadas, menos recordações engraçadinhas do que meu irmão mais velho. Grande parte dos meus brinquedos foram herdados e minhas bicicletas eram sempre de modelo masculino. Dormia no quarto do meu irmão, tinha os mesmos amigos, e os pais nunca foram só meus. Não é que fui menos amada, simplesmente fui o segundo.

E como segundo filho (e do meio quando a caçula nasceu..) tive a liberdade de voar para fora do ninho. Não fui mimada e protegida, tive meu espaço mais livre para crescer e mudar, e isso determinou grande parte da minha formação como pessoa. Ainda hoje sou a única filha que mora há mais de 5 Km da casa da mamãe...

Esses dias minha mãe contou que estava preocupada comigo, com minha (pesada) jornada diária, com minha solidão neste Rio de Janeiro. A minha irmã caçula disse para ela então que não se preocupasse, "que eu era feita de outra matéria"... Fiquei muito tempo pensando nisso. Não sou feita de outra matéria. A vida me fez mais intensa sim, densa, forte. Não tenho tempo de ser mulherZinha.  ("Nem! Toda brasileira é bunda, Meu peito não é de silicone, sou mais macho que muito homem...")
E definitivamente ser o segundo filho moldou bastante a minha personalidade e modo de encarar a vida.


Por tanto amor , Por tanta emoção a vida me fez assim
Doce ou atroz Manso ou feroz, Eu caçador de mim ...


Nada a temer senão o correr da luta, Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito a força, numa procura , Fugir às armadilhas da mata escura

Longe se vai Sonhando demais mas onde se chega assim
Vou descobrir O que me faz sentir  Eu, caçador de mim
(Luís Carlos Sá)
Um feliz carnaval a todos !! Bons bailinhos mamães amigas e queridas!!




terça-feira, 1 de março de 2011